Saiba como obter bons resultados com Marketing de Conteúdo e como ele pode fazer a diferença
  • Wagner de Souza

Saiba como obter bons resultados com Marketing de Conteúdo e como ele pode fazer a diferença

O marketing de conteúdo consiste em um conjunto de práticas que fornecem informações válidas para o público-alvo e que tenham relação com os produtos e serviços oferecidos por uma marca. Em outras palavras, é uma estratégia adotada para educar o consumidor e, ao mesmo, tempo aproximá-lo do seu negócio.


No Brasil, essa modalidade de marketing está sendo adotada pelas companhias de forma cada vez mais constante. Uma prova disso é a pesquisa da Content Trends que indica a adoção dessa estratégia por 71% das empresas brasileiras.


Neste post, destacaremos algumas iniciativas para o marketing de conteúdo ser implementado pelo seu negócio com maestria. Confira!


Conhecer a audiência

Não adianta elaborar um conteúdo maravilhoso, caso ele não esteja no formato ideal para o seu público-alvo. Para evitar que essa situação ocorra, o ideal é fazer um mapeamento da audiência. Ou seja, verificar como ela se comporta no mundo digital.


Para isso, é válido contar com a Anthropolab, ferramenta que proporciona aos clientes ter um conhecimento sobre a postura dos consumidores online, pois verifica como eles navegam em vários canais (blogs, sites, redes sociais etc.).


Esse recurso é pioneiro e foi desenvolvido pela Vesti, agência de marketing digital em Bauru e região, para auxiliar os empreendedores a aumentar as vendas por meio da internet, o que favorece a adoção do marketing de conteúdo.


Trabalhar na criação de personas

Com as informações sobre o público-alvo coletadas, você tem uma dimensão melhor daqueles que podem ser atingidos pelos materiais produzidos por sua empresa. Mas, antes de começar a elaborar os conteúdos, é recomendado criar personas. O que seria isso?


Elas são representações semifictícias de membros da audiência e são desenvolvidas com base nos dados dos consumidores considerados ideais. Por exemplo, é possível destacar uma persona para uma barbearia com base nestas informações:


· Sexo;

· Idade;

· Profissão;

· Renda;

· Hábitos de consumo;

· Objetivos;

· Dificuldades.


A partir desse trabalho, é viável adotar uma estratégia de marketing de conteúdos que permita o seu negócio estar mais próximo do seu público. Isso é fundamental para alcançar resultados expressivos.


Apostar nos formatos e no calendário editorial

Com as personas devidamente criadas, está na hora de você literalmente colocar a mão na massa e criar os conteúdos (artigos, ebooks, vídeos, webinars, infográficos, e-mail marketing etc.) para engajar a audiência.


Essa ação necessita de muito planejamento, porque você não pode apresentar os serviços da sua marca de forma explícita logo no início da execução do marketing de conteúdo. É necessário criar um calendário editorial, que deve considerar as fases do funil de vendas (topo, meio e fundo).


À medida que for produzindo mais materiais e conquistando a confiança da audiência, maior será o interesse por conteúdos que destacam o seu trabalho e, ao mesmo tempo, contribuam para o cliente entender o mercado e fazer boas escolhas.


Ter foco na divulgação

Não basta criar os materiais é fundamental que haja um planejamento para divulgá-los de maneira inteligente. Isso pode ser feito pelas redes sociais, site corporativo e por meio do e-mail marketing, caso o envio dos conteúdos seja autorizado pelo internauta. Mandar spam é um erro que deve ser evitado ao máximo, porque prejudica bastante a imagem do seu negócio.


Para o marketing de conteúdo obter bons resultados, é imprescindível adotar uma estratégia de SEO. Ela consiste no uso de palavras-chave relacionadas com os materiais produzidos para facilitar a localização nos mecanismos de busca.


Por exemplo, a Vesti tem um blog e publicou um post sobre as melhores práticas para desenvolver um website. Nesse caso, uma das palavras-chave pode ser criação de site. Essa prática, ao ser executada devidamente, aumenta muito as chances de os conteúdos serem localizados e engajarem a audiência.


Com estratégia e criatividade, é viável fortalecer a marca e expandir as vendas com o marketing de conteúdo. Por isso, nossa assessoria está à disposição para ajudá-lo a explorar o potencial da internet para conquistar mais consumidores.


Se deseja conhecer melhor as tendências do marketing digital, vale a pena nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn).

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