Por que sua empresa deve aderir ao Business Intelligence?
  • Wagner de Souza

Por que sua empresa deve aderir ao Business Intelligence?

O que é?


O Business Intelligence traduzido no Brasil como Inteligência de Negócios é uma ferramenta e uma metodologia que envolve diversos processos e soluções tecnológicas, que se bem aplicadas podem gerar resultados frutíferos para a empresa e para os clientes da mesma.


O objetivo principal do Business Intelligence é fornecer suporte e informações assertivas para a tomada de decisões de maneira mais rápida e firmativa.


De maneira geral, pode-se dizer q a Inteligência de Negócios é uma área que combina gestão e tecnologia da Informação dentro da empresa e para a mesma.


O BI é uma ferramenta auxiliar para a coleta de dados e a transformação de todos esses dados (Big Data) em insights para a tomada de decisões.


Portanto, sua ajuda se dá ao passo que permite organizar e traduzir aquilo que você coleta e recebe das suas plataformas em uso na empresa, em informação rica.


De que forma ele ajuda minha empresa?

Tendo em vista seu significado e a capacidade de ação para seu negócio, podemos listar inúmeras vantagens comerciais, financeiras, gerenciadoras e decisórias, principalmente ao considerarmos que algumas empresas têm um Big Data praticamente infinito.


Mas aqui listamos algumas das principais vantagens que se enquadram para qualquer empresa:


1. Ajuda você a conhecer o seu negócio;

2. Melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências (dados);

3. Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;

4. Ajuda a identificar perdas no sistema;

5. Reduz o risco de problemas e obstáculos;

6. Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa certa;

7. Identifica oportunidades de vendas;

8. Possibilita respostas rápidas independente da área da empresa que necessita dessas informações (visto que ela analisa todo o Big Data);

9. Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes, identificando novas formas de jornada de compra, por exemplo; .

10. Assertividade de estratégias detecção de erros nos processos da empresa;

11. Avalia produtividade por meio de indicadores de desempenho;

12. Oferece uma visão geral dos gastos e administra o fluxo de caixa, ao passo que a área comercial consegue aprimorar suas estratégias;

13. Auxilia no planejamento de gestão;

14. Facilidade de visualização de análises e relatórios resultantes dos processos.



A etapas do Business Intelligence

As ações listadas a seguir são consideradas as etapas básicas para se aplicar o Business Intelligence. Lembre-se, sempre é importante contar com um profissional da área para que o Business Intelligence seja aplicado de forma correta, fazer isso sem conhecimento de todas as etapas e processos pode acarretar em decisões equivocadas.


Leia mais: A importância da pesquisa no seu planejamento estratégico


Coleta de dados

Essa fase conta com a definição de quais dados e insumos serão utilizados para o processamento das informações, ou seja, depende do objetivo da análise.


Informação

Depois da coleta de dados realizada, é o momento em que a empresa deve se atentar aos dados selecionados para averiguar se todos são realmente úteis para sua análise.


Construção do Conhecimento

Nessa fase, as métricas e indicadores são criados com o objetivo de destrinchar e interpretar os dados coletados.


É neste momento ainda, que é importante desenvolver painéis indicadores e relatórios que permitem a visualização das informações de forma mais clara e dinâmica.


Decisão

Nessa fase, a tomada de decisões toma cena, ou seja, todos os dados coletados e o conhecimento adquirido por meio deles, oferece informações suficientes para apoiar as decisões da empresa.


Ação

Depois das decisões serem discutidas e aprovadas pela diretoria, são necessárias que as ações sejam executadas.


Lembrando que todas essas ações se baseiam e se justificam nos dados obtidos pelo Business Intelligence, e dependem da boa execução do mesmo para bons resultados das ações.


Monitoramento de resultados

É a hora de ver se tudo deu certo não? Essa etapa é crucial para comprovar a efetividade e eficácia das informações obtidas com o Business Intelligence.


Os resultados não foram tão bons quanto o esperado? Reveja seus processos, dados, objetivos e critérios, com certeza eles estão prejudicando a análise.


E aí, agora que você entendeu o que é o BI e como ele pode ajudar sua empresa, fale conosco e implemente as técnicas de BI para a sua empresa tomar decisões mais assertivas e ultrapassar a concorrência.




Nova logo Vesti.png
Nova logo Vesti.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin

Rua Antônio Pereira, 1-12 | Paraíso

17051-290 | Bauru | São Paulo

             Fone: +55 14 3218-1376

contato@vesti.com.br

Agência Certificada

Logo-Abradi-02-440-Branco.PNG
Copyright © 2019 | Vesti Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados. Uso de cookies.