Por que é importante sua marca estar no meio digital?
  • Wagner de Souza

Por que é importante sua marca estar no meio digital?

Na obra Marketing 4.0 Philip Klotter retoma as três publicações anteriores (Marketing 1.0, Marketing 2.0, Marketing 3.0). Ele aponta a tendência de uma horizontalidade no mercado, com o advento da Globalização e isso quer dizer: as organizações deixam de considerar apenas o contexto da empresa (vertical) para a tomada de decisões e fazem do mercado consumidor o maior fornecedor de ideias para a mesma

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Em seguida, elas se utilizam dos recursos internos para colocar em prática tais ideias e inovações, o que torna o processo mais horizontal pela troca de conhecimento e informação.


Nesse mesmo sentido, o autor afirma que a confiança dos consumidores também tem seus padrões de comportamento alterados. Antes das inovações tecnológicas e comunicacionais o marketing funcionava como a principal ferramenta indutora da compra, ou seja o marketing da empresa influenciava na decisão de compra do consumidor (vertical).


Atualmente, porém, observa-se um movimento distinto, em que os consumidores não se veem mais convencidos pelo marketing tradicional e passam a buscar outras formas como argumento de autoridade, assim afirma Kottler:


“Entretanto, pesquisas recentes em diferentes setores mostram que a maioria dos consumidores acredita mais no fator social (amigos, família,seguidores do Facebook e do Twitter) do que nas comunicações de marketing. A maioria pede conselhos a estranhos nas mídias sociais e confia neles mais do que nas opiniões advindas da publicidade e de especialistas.”

O ambiente digital, sobretudo a mídia social, se destaca pelo papel de transmissora e difusora de ideias e informação. Com a conectividade móvel, isso multiplica ainda mais seu poder de influência sobre o mercado. O indivíduo deixa de tomar decisões isoladas e passa a se comunicar com outros sobre determinadas marcas e empresas.


Na relação entre empresa x consumidor o autor deixa claro, portanto, que a horizontalidade traz um novo significado as interações desse grupo. Os clientes devem ser considerados a partir de então, “amigos da marca”. Eles são vozes ativas, que podem se tornar “advogados” do seu produto.


Com a análise de Kottler sobre as relações de consumo na atualidade, fica notório que fugir da presença digital não é o melhor caminho para alavancar seu negócio. Quanto mais amparo aos clientes, facilidades e divulgação sua marca tiver no âmbito da internet,maiores as chances de ela ter uma imagem positiva e consequentemente, taxas de conversão em consumo.


VANTAGENS DO AMBIENTE DIGITAL


Acesso ilimitado

A internet está sempre disponível, independente do horário e da sua disponibilidade.


Fácil acesso e comodidade

Em tempos digitais nada melhor do que não sair da comodidade da sua casa para fazer uma compra, pagar um boleto ou pesquisar sobre um produto. Afinal, a sociedade de uma forma geral trabalha em horário comercial e no seu horário livre o que ela mais deseja é descanso e distância do caos comercial.


Geração de leads e identificação dos públicos de interesse

A internet é uma ferramenta especialmente desenvolvida para criar leads. Seja no seu site ou blog, há inúmeras ferramentas de calltoaction que permitem gerar novos leads. Além disso, as redes sociais também permitem identificar quem está interessado no seu produto e a que grupo ele pertence na sua classificação de públicos de interesse.


Estratégias de marketing

Além do marketing digital, como já se espera, as mídias digitais proporcionam um ambiente perfeito para o marketing de relacionamento. Seja no pré ou pós venda, elas são ferramentas de relacionamento que geram feedback, engajam usuários e permitem fidelização com a marca.


Imagem e reputação

Como tudo na sociedade contemporânea, seja bom ou negativo, gera repercussão. É possível descobrir os maiores pontos fracos de uma empresa procurando seu histórico em um buscador. Investir, portanto, na produção de conteúdo digital e num atendimento ao cliente bem estruturado, demonstra preocupação da empresa com seus consumidores e dá mais respaldo e credibilidade a marca no ambiente da internet.


CASES DE SUCESSO


HEINEKEN.

A cervejaria holandesa fundada em 1863, Heineken pode estar no mercado há muitos anos, mas mesmo assim não perde a oportunidade de produzir conteúdo relevante e que conquista o público mais jovem. A marca promoveu em 2017um vídeo no Facebook que se tornou um viral com mais de 138.000 compartilhamentos e 324.000 ações de engajamento.


O vídeo recebeu mais de 17,7 milhões de visualizações, com 3 milhões ocorrendo apenas nos primeiros oito dias.


Eles inseriram sua mensagem em uma hashtag, #OpenYourWorld, que rapidamente ganhou 22.000 tweetsque eram extremamente positivos, no qual convidava pessoas estranhas entre si a sentarem para conversarem sobre suas diferenças enquanto tomavam uma cerveja da marca.


Criar uma campanha viral que construa uma imagem de marca positiva, e ao mesmo tempo, crie conteúdo que desperte emoções inspiradoras em seus clientes, é uma fórmula incrivelmente bem sucedida.


Esse tipo de conteúdo não apenas aciona milhares e milhares de compartilhamentos, mas também faz as pessoas pensarem. Isso os faz pausar e refletir sobre coisas que parecem importantes. Campanhas assim inserem a marca em conversas. Embora sua marca não seja o foco principal dos pensamentos ou discussões, ela estará lá.


NETFLIX.

A maior e mais conhecida plataforma de conteúdo audiovisual em streaming. A netflix é uma empresa americana que fornece seus serviços atualmente para vários países no mundo, somando 93,8 milhões de assinantes ao final de 2016.


Mesmo que você não tenha uma assinatura, com certeza em algum momento já se deparou com postagens compartilhadas da página Netflix Brasil que consegue causar o mesmo alvoroço que suas séries e filmes.


O profissional por trás do gerenciamento da página da empresa no Facebook, não só consegue promover os serviços oferecidos pela Netflix , como também interage de forma bem pessoal com os usuários, se aproximando deles e também criando uma aproximação dos mesmos com a marca. Para tanto, a empresa procura produzir conteúdos interativos ligando assuntos muito discutidos na internet com personagens de suas séries e filmes.

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