Planejamento de Marketing: 7 dicas de como fazer
  • Wagner de Souza

Planejamento de Marketing: 7 dicas de como fazer

O que é o planejamento de marketing?

O planejamento de marketing resume-se a uma série de etapas que você deve seguir para atingir seus objetivos e alcançar suas metas. Ele pode ser usada para impulsionar sua marca, seu produto ou serviço, sendo uma ferramenta essencial para não se perder no meio do caminho e fazer com que sua estratégia seja implementada de forma correta.


Expandir o negócio não é uma tarefa fácil e neste momento o planejamento de marketing deve entrar em cena, pois ele funciona como uma amostra da vitrine dos seus produtos e do que você pretende inovar.


Neste sentido, é importante lembrar que o planejamento representa a imagem e o posicionamento da sua empresa, mesmo que seja uma ideia nova, é preciso se atentar a visão, aos valores e aos objetivos da mesma.


Dicas de como fazer

Uma das primeiras dicas que você deve levar em conta é: por que voce está fazendo esse planejamento e o que pretender alcançar com ele?


Sem ter essas questões respondidas em mente não tem porque você despender tempo e trabalho de sua equipe para fazer o plano de marketing. Ele portanto, conterá: como você irá alcançar os objetivos e metas das estratégias de marketing.


1. Defina os objetivos de Marketing

É essencial como primeiro passo definir os objetivos de marketing. Os objetivos são variáveis e podem ser um aumento de vendas, reconhecimento de marca, reconhecimento de produtos ou serviços, lançamento de produtos ou serviços, e afins. O importante é que ele seja bem detalhado e inclua objetivos que estão dentro da sua realidade de negócio


2. Definição das personas

Sendo a persona a representação do seu público ideal, fica notório a importância dele para a elaboração de seu planejamento. Essa ferramenta de ação deve ser justamente voltada portanto, para seus públicos ideais, visto que eles são os principais consumidores do seu produto, serviço ou marca.


Para tanto, também é importante ressaltar que é essencial você conhecer as necessidades dos seus clientes. As vezes você pode acabar lançando algo que pode ser irrelevante para seus públicos.


Por isso é imprescindível você saber desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, relação familiar, faixa salarial, ocupação profissional e tantos outros dados dos seus consumidores. Quanto mais informação sua empresa tiver mais fácil será traçar suas estratégias de marketing.


3. Conheça a jornada de compra

Já falamos aqui no blog como traçar a jornada de compra dos seus clientes é um passo essencial para vender mais e melhor. Afinal, você precisa qualificar seu lead e ainda torná-lo um advogado da marca não é mesmo?!


Kotler no Marketing 4.0 infere que a jornada de compra pode seguir as etapas: atenção, apelo, pergunta, ação e advogar.


4. Mapeie sua concorrência

Conhecer a concorrência é um passo ideal para qualquer passo adiante. É preciso comparar o que você oferece em relação a concorrência para poder destacar seu potencial diante dos públicos e aumentar sua carteira de clientes.


5.Plano de ação

Procure estabelecer objetivos e metas realistas, de forma que a sua empresa possa crescer de maneira paulatina e atinja os índices desejados. As ações do plano de ação devem alinhar objetivos e metas, de forma a atender a realidade da empresa.


Um método muito utilizado para traçar o plano de ação é o 5W2H, ele contempla:

O que deve ser feito? (a ação, em si);

Por que esta ação deve ser realizada? (o objetivo);

Quem deve realizar a ação? (os responsáveis);

Onde a ação deve ser executada? (a localização);

Quando a ação deve ser realizada? (tempo ou condição);

Como deve ser realizada a ação? (modo, meios, método, etc);

Quanto será o custo da ação a realizar? (custo, duração, intensidade, profundidade, nível de detalhamento, etc).


O plano de ação nesse método de uma forma geral contempla varias ações que devem conter no planejamento de marketing e por isso, é uma ferramenta tão útil.


6. O momento da prática

Depois de definido todos esses aspectos, defina as estratégias que serão utilizadas para realmente colocar em prática todas as ações listadas. Nunca se esqueça de sempre planejar mas como flexibilidade, imprevistos são comuns e devem ser considerados sempre, por isso é necessário sempre ter um plano B, caso nem tudo ocorra como o imaginado.


7. Monitore seus públicos e resultados

Depois de ter colocado em prática suas ações, analise suas métricas e suas metas pré definidas. Elas foram atingidas? O que pode ser feito para melhorar? O que ocorreu que impediu taç ação de ser um sucesso? Ter esses dados quantificados é uma tarefa chata, porém necessária para atingir seus objetivos e ter um case de sucesso!


Além disso, é preciso saber como o público reagiu a sua proposta de plano de marketing. Verifique se ele contemplou as necessidades e anseios dos seus públicos e se destacou como uma marca e um produto que o faz advogar pela sua empresa.


Gostou da nossa postagem de hoje? Esperamos que sim, caso tenha interesse ou dúvidas para ajudar você a atingir os objetivos de marketing para sua empresa, estamos disponíveis para bater um papo!

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