Marketing de Relacionamento: a ferramenta para gerar fidelização com sua marca
  • Wagner de Souza

Marketing de Relacionamento: a ferramenta para gerar fidelização com sua marca

O marketing de relacionamento, como já sugere seu próprio nome é o conjunto de estratégias que o Marketing utiliza para gerar relacionamento com o cliente. E isso entrelinhas quer dizer: fazer com que ele se interesse pela marca, se fidelize e se torne um propagador da mesma, a longo prazo.

Para que isso aconteça, entretanto, é preciso atender a requisitos que precedem a etapa da venda e da fidelização. Mais uma vez é necessário que a organização tenha ciência da sua base de públicos de interesse de forma muito sólida e segmentada.

O marketing de relacionamento é criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados. Além de elaborar estratégias para atrair novos clientes e criar transações com eles, as empresas empenham-se em reter os clientes existentes e construir com eles relacionamentos lucrativos e duradouros. (KOTLER E ARMSTRONG 2003, p. 474).


Existe uma gama de possibilidades que englobam táticas de Marketing que proporcionam a ação do marketing de relacionamento.


A princípio é necessário destacar a necessidade de conhecer os grupos que mais se interessam por seu produto e serviço e quais mais compram, como via de coletar o máximo de informações possíveis dos mesmos. Por meio dessas informações, já é possível reconhecer que tipo de estratégias serão eficazes para atingir cada um de seus alvos.

A ANTHROPOLAB E O MARKETING DE RELACIONAMENTO A Anthropolab como um laboratório de pesquisa e análise comportamental atua nesse cenário identificando padrões comportamentais de consumo e percepção sobre determinada marca no viés dos clientes. Isso dá oportunidade a empresa para que ela possa atender as demandas e desejos do cliente, transformando satisfação em relacionamento e fidelização com a marca.

George S. Dayem sua obra “A empresa orientada para o mercado: compreender, atrair e manter clientes valiosos” lança a reflexão de que só a satisfação do cliente não basta para que ele continue comprando determinada marca. O autor ressalta o panorama geral da sociedade globalizada, que atinge o mercado e faz com que a concorrência seja cada vez mais acirrada e acelerada, tornando imprescindível a conversão dessa satisfação em relacionamento e lealdade para a empresa continuar na disputa.

O Marketing de relacionamento entra justamente em ação nesse ponto. É a ferramenta que proporciona possibilidades de como criar esse relacionamento assíduo e duradouro.

Dentre as ações de relacionamento pode-se: oferecer conteúdo relevante ou de interesse, seja por blog, e-book, newsletter; fornecer descontos especiais, bônus, frete grátis, clube de vantagens e afins; ações de pós venda como pesquisa de satisfação, mensagem de felicitações; oferecer novos produtos, estimulando o cross-selling e upselling.

Além disso, não podemos deixar de esquecer dos programas de fidelidade, como aquelas milhas fornecidas por operadoras de cartão e os descontos especiais concedidos por lojas de departamento e supermercados ao aderir o cartão da loja. Ambas são estratégias que funcionam como maneira de você continuar comprando em determinada loja/marca. As redes sociais também não ficam de fora nesse cenário, sendo uma ferramenta de Marketing de relacionamento muito eficaz quando bem executada. Elas são canais não só para conquistar novos públicos, como também manter informado aqueles que já te seguem e acompanham as novidades da marca/empresa.

A maioria desses canais, como Facebook, Instagram,Twitter, ainda possibilitam troca de mensagens que viabilizam uma comunicação ágil e com fácil acesso, mas isso só é possível se o gerenciamento das mesmas é feito com comprometimento e estratégia.

Quer saber mais sobre seu público e torna-lo fiel a sua marca? Siga nossos passos e nos conte como foi essa experiência!

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