Jornada do cliente: veja como mapeá-la com inteligência
  • Wagner de Souza

Jornada do cliente: veja como mapeá-la com inteligência

A jornada do cliente consiste no caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com a marca até concretizar a compra. Ela deve ser analisada pelas empresas com bastante atenção, porque deve servir de referência para um maior investimento em marketing digital.


Muitos internautas preferem pesquisar em mecanismos de buscas (Google, Bing etc.) e nas redes sociais informações sobre produtos e companhias. As informações coletadas têm um grande peso para o cliente apostar ou não em uma empresa.


Neste post, destacaremos como fazer o mapeamento da sua audiência para você ter mais condições de elaborar iniciativas com foco em aumentar as vendas. Confira!


Apostar em pesquisas

Para mapear a jornada do cliente, é válido apostar em pesquisas para saber como o consumidor conheceu o seu negócio. Ao finalizar uma compra no site corporativo, pergunte ao internauta como ele ficou sabendo da sua empresa.


Esse dado é crucial para ter uma dimensão de como está sendo executada, por exemplo, a otimização do website da marca, por meio de práticas de SEO (uso de diversas estratégias para posicionar melhor produtos e companhias nos mecanismos de busca).


Com a intenção de ter uma maior proximidade com o público-alvo, essa pesquisa pode ser mais profunda. Nesse caso, vale a pena entrar em contato por telefone e adotar o famoso pós-venda, em que a empresa procura do consumidor uma avaliação sobre os serviços para identificar pontos positivos e aspectos a serem melhorados.


Esse trabalho é fundamental para a melhoria contínua dos serviços e das estratégias adotadas na captação de clientes. Se uma companhia não utilizar as informações com inteligência, perderá espaço para os concorrentes.


Monitorar as redes sociais

Não ter um olhar atento para as mídias sociais é um dos maiores erros ao avaliar a jornada do cliente. Hoje, o público usa o Facebook, o Instagram e o YouTube, por exemplo, para conhecer mercadorias e a reputação de uma marca.


Se um possível cliente usou as redes sociais para tirar dúvidas sobre um produto, procure responder às perguntas o mais rápido possível com informações claras. Nesse caso, também vale a pena fazer uma pesquisa sobre como foi o atendimento e se indicaria os serviços da empresa para um amigo ou parente.


Os anúncios nas mídias sociais também podem gerar bons resultados para as vendas. Ter o controle do tráfego gerado por esses canais é uma maneira de mapear a jornada do cliente dentro das melhores práticas do mercado.


Contar com ferramentas estratégicas

Os que apostam na internet para alavancar as vendas podem ser explorar o Google Analytics. Ele possibilita verificar a origem dos acessos ao um e-commerce. Isso permite constatar se o blog corporativo, as redes sociais e as campanhas de e-mail marketing estão sendo eficientes para atrair o público.


Um entendimento melhor do comportamento da audiência também é uma forma de mapear a jornada do cliente com precisão.


A Vesti, agência especialista em marketing digital em Bauru e região, adota uma das ferramentas mais modernas do mercado: a Anthropolab.


Ela é capaz de identificar as tendências dos consumidores de maneira consistente, analisando o comportamento da audiência em diversos canais (site, blogs, redes sociais etc.). Isso ajuda a avaliar como os clientes se relacionam com a marca e como usam a internet para fazer compras.


Se você deseja ter uma visão mais ampla da jornada do cliente, é essencial investir na tecnologia para melhorar a estratégia comercial e superar a concorrência.


Ficou interessado em conhecer o potencial da Anthropolab? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

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