Estratégia de SEO On Page: técnicas e práticas
  • Wagner de Souza

Estratégia de SEO On Page: técnicas e práticas

No último post do blog da Vesti, foi apresentado o conceito de SEO e como a prática de suas técnicas pode beneficiar a presença online da sua empresa.

No post de hoje abordaremos sobre o SEO on page e como ele pode ajudar no ranqueamento de seu site.

SEO On Page, como o próprio nome já sugere são as técnicas que se restringem a questões internas da página/site, sendo o conteúdo e a estruturação da mesma.

Adotar o SEO on page significa preocupar-se com o ranqueamento do seu site, visto que a qualidade do conteúdo interfere não somente nas questões internas como na conquista de backlinks e leitores assíduos para seu blog/site.

O que é um backlink? Backlink é um link colocado no texto de forma intencional e estratégica como forma de encaminhar o leitor a outra página, podendo ser internos ou externos. Isso quer dizer, este link pode encaminhar para uma página do mesmo domínio ou outro site diferente.

Esse recurso é usado para dar mais autoridade e complexidade ao conteúdo, fazendo com que sua informação seja transmitida de forma mais completa. Além disso, os backlinks foram no passado uma das principais técnicas de ranqueamento do Google. Isso se deve ao fato, que quando seu conteúdo é citado por outros sites que têm relevância e discurso de autoridade ele tem mais chances de ganhar posição no ranking da SERPs.

Técnicas de SEO on page 1. ConteúdoComo já foi dito várias vezes, o valor do conteúdo é um dos principais indicadores de qualidade no SEO on page. Isso porque um conteúdo que não é útil e incompleto para o usuário, acaba por torna-lo um conteúdo de baixa qualidade e sem backlinks (pelo menos confiáveis).

Por exemplo, você possui uma concessionária de uma marca X de carros, seu público, portanto, espera que em seu blog encontrará dicas relevantes de como conservar e cuidar do carro, lançamentos da marca X, novidades da marca X, atributos dos carros da marca X, tecnologias adotadas pela marca X, vantagens de adquirir a marca X.

Reproduzir um conteúdo sem autoridade ou tratar de assuntos que não estão ligados ao ramo de atividade da sua empresa, não agregará nada para seu blog, bem como afastará os usuários interessados em saber mais sobre seu produto/marca.

Ademais, organize seu texto e o estruture de forma que ele possa ser escaneado facilmente pelo google. Por isso, coloque títulos, subtítulos, utilize imagem e vídeos, negrito. Sempre faça com que seu conteúdo seja atrativo e não monótono.

Sempre atualize seu conteúdo para que ele não fique desatualizado e assim, perca posicionamento.

2. SEO TITLE

O SEO TITLE é o título que aparece nas páginas de busca quando um usuário faz uma pesquisa. Sendo assim, ele é a estampa da sua matéria ou artigo que vai aparecer durante a busca.



Além de ser uma guia para os mecanismos de busca, é também uma forma de o usuário identificar que tipo de conteúdo será tratado naquela página. Dessa forma, recomenda- se o uso da palavra chave como um dos primeiros termos a esquerda, não ultrapassando os 63 caracteres para que não haja corte da “chamada” na SERP.

3. Meta Description

Logo abaixo do SEO title é possível ver um pequeno textinho, que anuncia o que será retratado na sua página. Esse pequeno texto é chamado de meta description, e serve como forma de convencer o leitor a acessar sua página.



Então se sua meta description for ruim, menos cliques e tráfego você terá.

4. URL

A URL deve conter palavras claras e estratégicas que resumem de forma coesa o conteúdo da sua página. É recomendável também incluir a palavra-chave, visto que ela é a principal estratégia da sua produção textual.

Colocar números também não é recomendado, mesmo que seja utilizado até mesmo no título, fica muito mais legível para os usuários compartilharem e até mais amigável para o Google, endereços objetivos e sucintos.

5. Imagens

Utilizar imagens e vídeos é uma das recomendações para escritores de blogs e programadores de site.

Ao tornar o conteúdo mais interativo, faz com que o leitor passe mais tempo no conteúdo, otimizando o posicionamento na SERPs, bem como diminuindo a taxa de rejeição.

A palavra chave mais uma vez entra em cena aqui, utilize-as se possível no nome do arquivo da foto ou uma palavra com semelhança.

Preencher o alt text dá foto também é extremamente importante, ao passo que o Google identifica as imagens sem alt text apenas como um espaço em branco, comprometendo a leitura e a navegabilidade do seu blog.

Além disso, o alt text aumenta as possibilidade de sua imagem aparecer no Google Imagens, que possibilita mais chances de visualização do conteúdo.

6. Link Building

O link building nada mais é do que a linkagem de conteúdos, podendo ser interna ou externa. Por isso, fazer uma linkagem requer responsabilidade, fazer essa associação para sites de pouca autoridade e referência na área, acarreta punições e mau posicionamento.

No caso de links internos, eles são importantes para a valorização do conteúdo do seu site, como também para aumentar a permanência do usuário no mesmo.

Acompanhe nosso blog e saiba mais como você pode investir em SEO com a Vesti!

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