E- commerce: vantagens e dicas para o final de ano
  • Wagner de Souza

E- commerce: vantagens e dicas para o final de ano

O e-commerce nada mais é do que um comercio eletrônico, em que a comercialização de produtos e serviços é feita por meio de dispositivos eletrônicos (celular smartphone, tablet, pc).


Atualmente esse tipo de comércio já atingiu as mais variadas áreas de vendas de produtos e serviços e já representa vantagens para muitas empresas e startups.


O e-commerce se utiliza de diversos canais de vendas, podendo ser uma loja virtual, marketplaces ou até mesmo vendas nas redes sociais. Um exemplo da expansão e da variabilidade do e-commerce é a empresa Rappi, que utiliza uma mistura de Marketplace com delivery on demand (tipo Uber) para oferecer diversas formas de produtos e serviços.


O sucesso do chamado unicórnio do mercado demonstra a necessidade latente da personalização de serviços na era tecnológica comunicacional.


Tipos de E-commerce

E-commerce B2C (Bussiness to Client)

O e-commerce pode ter como cliente final seu principal público de interesse, sendo voltado para os consumidores, ou seja, o foco é o consumo.


E-commerce B2B (Bussiness to Business)

Nesse tipo de transação o foco são outras empresas, ou seja, o comércio eletrônico é voltado atender outras empresas, sendo que essas operações podem ser revendas, transformações ou consumo.


Marketplace

Neste caso como principais exemplificadores temos o Magazine Luiza, o Submarino, a Americanas e a Amazon. São marcas com outras marcas, ou melhor, lojas virtuais agregadas.


Mesmo que essas lojas vendam produtos do própria marca, também contam com outras lojas que vendem os mesmos produtos, muitas vezes de outras lojas virtuais.


Vantagens do e-commerce

Uma das principais vantagens do e-commerce é que ele dispensa uma loja física, que traz um custo exorbitante se considerarmos o aluguel e o preço de imóveis no principais pontos e nos grandes centros do Brasil.


Além do mais, observa-se uma tendência notável dos consumidores em cada vez mais ter de se locomover menos para realizar suas compras, sejam elas de roupas, calçados, comida, transportes e afins.


Com o e-commerce é possível você também mensurar com maior precisão o numero de clientes interessados, quais produtos tem maior procura, ter um feedback mais realístico e rápido dos seu serviços e atendimento, bem como programar a demanda de produtos e adequar o estoque.


Como vender mais no final de ano

O final de ano é uma época muito aguardada pelos vendedores, devido ao aumento expressivo das vendas que acompanham a data.


Entretanto, o que mais encontramos são lojas com staff despreparado ou sem estoque o suficiente para atender a demanda. Portanto, para que suas vendas realmente alavanquem nesta época é preciso estar preparado e isso significa, ter um plano de estratégias bem definido para enfrentar obstáculos e gerir crises.


Mas aí vão algumas dicas práticas para você já planejar suas vendas de final de ano agora:

Otimize seus produtos e seu layout

No final de ano, devido as grandes datas comemorativas como Natal e Ano novo, os consumidores tendem à procurar por produtos que atendam a características especiais, seja para si mesmo ou até para presentear alguém.


Dessa forma, aposte em inovações para seu produtos, dê um novo visual, crie uma promoção ou uma mini-coleção destinada à data. Outra boa maneira de entrar no clima de final de ano é deixar seu e-commerce mais temático, criando novos botões de conversão e gagdets para tornar seu serviço mais personalizado ou um novo layout para seu site.


Esteja no Ranking das buscas orgânicas

Já falamos bastante aqui no blog sobre SEO. Quando se tem um site é indispensável pensar nisso, visto que aderir suas técnicas significa estar nas primeiras páginas de busca. Isso quer dizer, que se você não está nas primeiras páginas, provavelmente se site não vai ser encontrado nos principais mecanismos de busca, como o Google, que dita as regras de SEO.


As páginas que ocupam os primeiros lugares das respostas concentram a maior parte dos cliques e, consequentemente, das vendas, portanto dê uma lida nesse post aqui e saiba mais sobre SEO.


Que tal um frete grátis?

Aderir ao frete grátis no final de ano, é uma ótima técnica para conseguir conquistar os clientes nesta época de tantos gastos. Com condições especiais, você consegue sair na frente da concorrência e evitar abandono de carrinhos no site.


Use o poder das redes sociais

Assim como você usa as diversas redes sociais para promover sua marca e produtos, não deixe de utilizá-la ao seu favor para as vendas de final de ano. O trabalho de social media é essencial para cada estratégia que você traçar para sua marca, sendo assim não deixe de utilizá-lo.


Além de ser a principal ferramenta de relacionamento com os consumidores no ambiente online, ele pode ser um aliado para auxiliar na mensuração de resultados e na otimização de SEO.


Quer saber mais?

Fale conosco e descubra como seu e-commerce pode sair na frente da concorrência!

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