Black hat SEO: saiba como evitar
  • Wagner de Souza

Black hat SEO: saiba como evitar

Você já sabe o que é black hat? Se ainda não, já passou da hora de se atualizar sobre um dos principais quesitos de SEO, que vai fazer você mudar de ideia sobre certas práticas comuns em sites e blogs corporativos.


Black hat

O black hat nada mais é do que uma prática de SEO que desconsidera todos as regras e princípios estabelecidos pelos mecanismos de busca, em especial o Google.


Como já vimos aqui no blog, o Google é a maior ferramenta de busca para pesquisas. Independentemente da sua necessidade, ele sempre trará ao menos, alguns resultados para o que procura.


E para se manter no topo dos mecanismos de busca, o Google se utiliza de inúmeros algoritmos e robôs que controlam a SERPs (página de resultados). Sendo assim, eles filtram e ordenam os sites que serão veiculados organicamente ou por meio de anúncio, de maneira a beneficiar aqueles que atendem aos requisitos primordiais de práticas de SEO corretos.


De qualquer forma, as empresas costumam usar técnicas de black hat, porque elas podem dar visibilidade ao site a curto prazo, fazendo com que aparentemente suas ações demonstrem assertividade.


Entretanto, isso não acontece depois de um certo período, pois o Google atua fazendo punições ou até mesmo excluindo o site/blog que adota esse tipo de prática.


Por que é importante estar na primeira página da SERPs?

Já foi comprovado por diversas fontes de pesquisa e pelo próprio Google que os usuários quando fazem sua busca, não costumam passar da página 3 durante a pesquisa. Isso significa dizer, que quando seu site ou blog não está na primeira página ou nas próximas duas, ele praticamente é invisível na internet.


Essa técnica é adotada, pois o Google quer que a experiência do usuário seja cada vez melhor e concisa de acordo com sua busca, ou seja,cada vez mais rígidas se tornam as regras de SEO.


Práticas de Black hat


Keyword Stuffing

Como o próprio nome já sugere repetir a palavra chave demasiadas vezes não trará benefícios para seu texto, nem mesmo o colocará no ranking. Troque a palavras chave por palavras similares quando for necessário usá-la muitas vezes.


Palavras chave não relacionadas

É o termo utilizado para descrever a prática de utilizar palavras chave bem elencadas, mas que não tem a ver com seu conteúdo, ou seja, a única intenção é a de produzir um conteúdo com muitas palavras chave.


Texto escondido

Acontece quando o site produz inúmeros texto sem coesão apenas utilizando palavras chave, que na prática podem colocar o site no ranking, mas na teoria não.

Esse texto não fica disponível para o usuário ler e fica escondido por meio de camadas de códigos. Por representar uma trapaça aos robôs dos mecanismos de busca é considerado um black hat SEO.


Doorwaypage

Essa prática é comum entre negócios que possuem um domínio ruim e sem visibilidade, e como alternativa adotam uma nova página com um domínio específico utilizando a palavra chave do site anterior.


Esse ato permite que direcione o Google a um novo conteúdo otimizado, mas que ao mesmo tempo vem de um site com uma péssima experiência ao usuário. Sendo assim, acaba sendo mais uma trapaça contra o Google, que interpreta como um black hat.


Spam em comentários

Nada mais é do que aqueles comentários automáticos em páginas e redes sociais que encaminham o usuário para uma grande cilada, e não tem a intenção de contribuir ou refletir sobre o que foi postado.


Isso é muito utilizado para a conquista de backlinks, mas acaba sendo mais uma alternativa furada.


Comprar links

Estratégia também adotada com a finalidade de construir backlinks. Não é recomendada, pois pode ser uma estratégia que liga seu site ou conteúdo a páginas e domínios não confiáveis e bem avaliados pelos mecanismos de busca. O melhor a fazer quando se obtém um backlink sem precedentes é adotar a tag nofollow.


Conteúdo duplicado

De nada adianta você produzir um conteúdo idêntico a de um site bem ranqueado na SERPs, isso além de ser uma forma de plágio, também faz com que seu site seja descredibilizado e caia no ranking dos resultados de busca.


Essa prática também é usual em urls duplicadas, que direcionam o usuário para o mesmo conteúdo.


Ainda não sabe como realizar boas práticas de SEO?


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