Backlinks: o que são e porque são importantes?
  • Wagner de Souza

Backlinks: o que são e porque são importantes?

Os backlinks são uma ferramenta de linkbuilding que contribuem para o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca do Google.


Dado sua importância, é compreensível entender que os backlinks não podem e não devem ser adquiridos por meio de compra ou referenciados completamente sem responsabilidade no conteúdo do texto.


Eles são links que dão mais complexidade e informações sobre o assunto tratado, encaminhando o leitor a um link interno ou externo. Isso possibilita que o leitor passe mais tempo no site também, gerando mais tráfego.


Tipos de backlink


1. Link Juice

O link juice é um link que encaminha o leitor de outra página ou site da web para o seu site/blog. Esse tipo de backlink é muito importante para a construção de linkbuilding. É importante ressaltar que isso confere mais autoridade ao seu domínio e contribui para o ranking da SERPs, mas isso também depende da autoridade e da relevância do site que fez essa referência.


2. Low Quality Links

São os links que direcionam para seu site/blog, mas que são de baixa qualidade, podendo ter spams e afins. Por isso, atrapalham no ranking do Google, sendo necessário o monitoramento do seu site para que isso não aconteça.


3. Internal links

Como o próprio nome já sugere, são links que encaminham o leitor para uma página do mesmo site. Isso aumenta o tempo dele dentro do seu domínio e consequentemente, traz benefícios para o ranqueamento.


4. Anchor Text

Esse tipo de prática de backlink é muito utilizado em palavras chaves, e representa a parte do texto em que é feito o hiperlink.


5. Root Domain Link

Quando um mesmo domínio referencia seu blog/site várias vezes será contado apenas como uma única vez para o Google, independentemente da quantidade de links encaminhados.


6. Nofollow Links

São os links que possuem a tag nofollow. Essa tag é utilizada como forma de controlar os baclinks que não são confiáveis e mesmo assim estão em seu site. Dessa forma, não há uma ligação direta entre o seu conteúdo e o conteúdo do backlink não confiável, impedindo de diminuir a autoridade de seu blog ou site.


7. Dofollow Links

Esse tipo de tag funciona ao contrário da nofollow, e portanto, representa um conteúdo que é bem vindo como backlink em seu site.


Práticas de Backlink

Comprar backlink por mais tentador que pareça não é uma boa prática para consegui-los. Isso além de acarretar em punições que levam a sua página a cair no ranking, indicam que você não está fazendo certo para atrair leitores e até mesmo prospects interessados no que seu blog/site veicula.


Se utilizado de forma correta, serve para fazer uma referência sem sofrer punições do Google.


Isso se deve graças a uma atualização do Google realizada em 2012, chamada Penguin, que penaliza práticas de black hat, tais como a de compra de backlink.


Esse algoritmo foi atualizado diversas vezes até chegar em sua versão atual, que aconteceu em 2016.


Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as técnicas de SEO para seu site alavancar!

Nova logo Vesti.png
Nova logo Vesti.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin

Rua Antônio Pereira, 1-12 | Paraíso

17051-290 | Bauru | São Paulo

             Fone: +55 14 3218-1376

contato@vesti.com.br

Agência Certificada

Logo-Abradi-02-440-Branco.PNG
Copyright © 2019 | Vesti Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados. Uso de cookies.