Auditoria de SEO: veja como fazer
  • Wagner de Souza

Auditoria de SEO: veja como fazer

A auditoria de SEO consiste em uma ação que verifica o desempenho de um site ou blog nos mecanismos de busca (Google, Yahoo etc.) e identifica os fatores que podem ser aperfeiçoados, com foco em aumentar o número de visitantes e o tempo de permanência deles no acesso às páginas na web.

Essa prática tem sido muito importante para as empresas que estão investindo em marketing digital, porque é uma maneira de constatar se a estratégia de SEO está obtendo os resultados previstos.

Neste post, destacaremos como é feita essa auditoria que oferece grandes benefícios para os empreendedores. Confira!

Analise o tráfego orgânico

O primeiro passo é coletar informações sobre o número de acessos espontâneos ao site corporativo. Isso pode ser feito por meio do Google Analytics, bastante adotado por empresas de SEO. Ele permite checar a quantidade de visitantes por período (dia, semana, mês etc.) e as páginas mais visualizadas.

Essa atividade propicia verificar os assuntos que chamam mais a atenção do público-alvo e os períodos em que há mais busca por informações pela audiência. Os dados são importantes para a estratégia comercial, pois apontam o momento ideal para apostar em iniciativas voltadas para expandir as vendas, como o lançamento de produtos e promoções.

Esteja atento às palavras-chave

A auditoria de SEO também avalia como as palavras-chave estão sendo empregadas e de que forma estão contribuindo para cativar a audiência. No caso de um blog, é possível constatar quantas vezes ela aparece no texto e se isso está interferindo positivamente para as páginas serem localizadas na primeira página nos mecanismos de busca.

Nesse caso, um serviço de SEO pode contribuir para indicar as palavras-chave mais bem ranqueadas no Google e no Bing, por exemplo, relativas às ações das empresas que mais impactam os clientes. Dessa forma, é possível aumentar o número de visitas, as chances de conversão de leads (pessoas interessadas em interagir com a marca) e as vendas.

Avalie o uso de links

Uma estratégia de SEO muito empregada para elevar o tempo de visita em um site engloba o uso de links internos e externos. Em um blog corporativo, é comum haver links que remetem para outros artigos feitos pela empresa ou para conteúdos desenvolvidos por terceiros, mas que apresentam relação com o tema abordado.

Um site empresarial também pode adotar o uso de links para cativar a audiência. Por outro lado, isso não é tão simples quanto parece. É necessário haver bom senso para o uso desse recurso oferecer bons resultados.

Para isso ser devidamente verificado, a auditoria constata como os links estão ajudando a elevar o número de visitas e o tempo de permanência dos internautas em cada página de um website.

Acompanhe o uso de imagens

Muitos podem ficar surpresos, porém a aplicação de imagens é algo analisado pelas empresas de SEO. Com a intenção de melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas, é recomendado fazer uma legenda que contenha palavras-chave relacionadas com o conteúdo da página, onde está a imagem.

À medida que as informações do texto relativo à ilustração estão adequadas com as boas práticas de otimização, maiores são as chances de o site ou blog conseguir um ranking mais expressivo nos mecanismos de busca. Empresas de SEO orientam os clientes a como alinhar estratégias de conteúdo com recursos para elevar a audiência.

A auditoria de SEO usa várias ferramentas para analisar o desempenho do site ou de um blog. Ela deve ser realizada com periodicidade e de forma analítica, porque é peça-chave para verificar a performance de uma companhia em busca de mais sucesso no mundo digital.Se você tem alguma dúvida sobre os nossos serviços de SEO, entre em contato.


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