Antropologia Digital e as estratégias de Marketing
  • Wagner de Souza

Antropologia Digital e as estratégias de Marketing

A Anthropolab é um laboratório que permite definir características apuradas dos públicos de interesse por meio da análise comportamental e cognitiva no ambiente da internet.


O conhecimento empírico permitiu concluir que o método adotado pela Anthropolab é mais eficaz e pontual em detrimento das técnicas de marketing digital tradicionais, ao passo, que ela atua identificando comentários e comportamentos dos usuários, por meio dos conceitos de Antropologia Digital, seu principal pilar. Além dos conceitos de Inteligência Artificial, Business Intelligence e claro, do Market-ing.


Atualmente, as ferramentas de marketing ainda se restringem a identificação de acessos mecânicos, ou seja, todos os cliques e acessos na suas páginas do site se tornam um indicativo para um potencial lead, diferente do acesso orgânico, em que é considerado o engajamento e a intenção de compra.


Mas afinal, como é possível isso ser diferenciado?

Primeiramente, a Antropologia Digital usa da netnografia, uma ferramenta que permite descrever e identificar o comportamento do usuário a medida que coleta comentários, compartilhamentos, vídeos e fotos, sem desrespeitar as políticas de uso e acesso da internet.


Como esses dados ainda são insuficientes para detectar a tribo do usuário (termo utilizado para classificar o usuário conforme seu comportamento), a Anthropolab se utiliza de conhecimentos teóricos da Psicologia, Antropologia e da Inteligência Artificial para fazer uma análise de sentimento.


Na análise de sentimento, a pesquisa confere o engajamento desse usuário na intenção de compra, ao detectar, por exemplo, a porcentagem de incidência do sentimento medo e de recursos financeiros, termos que são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior o medo menor a condição de compra e quanto menor o medo, a condição de compra aumenta.


A Inteligência Artificial entra em cena nesses processos com a questão numérica, em que as palavras são decodificadas para códigos e vice-versa, sendo assim é possível estabelecer padrões comportamentais e consolidar as características das tribos digitais, de forma a permitir a automação das pesquisas realizadas pelo laboratório.


Por que a Anthropolab é mais vantajosa para o marketing?

Sendo o marketing, a ciência de identificar e satisfazer as necessidades do cliente gerando valor para a marca/ negócio, nada mais óbvio do que associá-lo aos resultados possibilitados pela Anthropolab.


Além de ela poder identificar o comportamento do usuário de maneira dinâmica e assertiva, permite às organizações poderem prever o comportamento de compra futuro desses potenciais leads.


A partir do momento em que você tem conhecimento de que tribo seu lead se encaixa, você sabe qual micro ou endo cultura ele pertence, de qual redes sociais ele mais faz uso, qual o potencial de compra dele e logo, qual o valor da sua marca para o mesmo.


Com todas essa informações é possível traçar as estratégias de marketing de acordo com as variantes dos leads e alinhar a comunicação externa da empresa com os mesmos, permitindo que a marca tenha cada vez mais valor e significado para o cliente, e claro, para que suas vendas alavanquem e conquistem o mercado.

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