Antropologia Digital: como é utilizada na Anthropolab
  • Wagner de Souza

Antropologia Digital: como é utilizada na Anthropolab

Com a tecnologia cada vez mais em alta, muitas relações humanas acabaram sendo deixadas de lado. Para quem quer se beneficiar com o Marketing Digital, mas sem perder a visão humanizada do público, a Antropologia Digital se torna a melhor estratégia.

Se você ainda não conhece esse conceito, saiba que ele passou a ser um dos maiores diferenciais entre as marcas, sendo fator predominante na hora do cliente decidir entre uma ou outra.

Aplicada a Anthropolab, essa nova abordagem se tornou a responsável pelo crescimento de inúmeras empresas. Se quer que a sua também faça parte desse seleto grupo leia, neste post, todas as vantagens dessas estratégias e como aplicá-las.

Afinal, o que é Antropologia Digital?

Antropologia: segundo diversos dicionários, a palavra de origem grega que é a junção de anthropos (homem, ser humano) e logos (conhecimento), é a definição da ciência que realiza um estudo profundo sobre o ser humano. Ela também aponta reflexões sobre as sociedades e o comportamento das pessoas no âmbito social.

Pensando como consumidor, responda: como espera que as marcas lhe tratem? Se você for apenas mais um cliente, atendido de maneira mecânica e automatizada, isso fará com que você se identifique e busque, novamente, pelos serviços e/ou produtos oferecidos por ela? Se a resposta for não, saiba que seu público pensa da mesma forma. E foi justamente por isso a que Antropologia Digital começou a ser empregada.

É praticamente impossível uma empresa existir se não fizer uso da tecnologia e da internet. Independentemente do segmento, ou mesmo do porte, fazer uso de sites, blog, redes sociais e afins é, sem dúvida, a melhor maneira de conseguir com que as pessoas conheçam seus produtos e serviços e se tornem seus clientes.

Acontece que o Marketing Digital, com o decorrer dos anos, passou a oferecer aos donos de empresas uma receita “pronta” de como agir no mundo virtual. É óbvio e certo que se fazer presente na internet é fundamental para o crescimento da sua marca, e que estratégicas como Marketing de Conteúdo, por exemplo, são essenciais para atração de público e aumento das vendas.

Porém, o humano ficou cada vez mais esquecido, fazendo com que as pessoas se tornassem meros alvos das marcas, com a finalidade de aumentarem seus lucros.

A Antropologia Digital veio para unir as duas coisas: a tecnologia ao ser humano. Existe um ponto de partida para chegar aos clientes, mas para chegar àquele ideal para a sua marca, é preciso uma visão um pouco mais apurada.

Qual a função da Antropologia Digital na Anthropolab

Pensando justamente dessa forma, a Vesti Marketing Digital o laboratório de pesquisas,sendo que a Antropologia Digital é a base principal de todo esse processo. Entre os objetivos dessa nova maneira de fazer Marketing Digital, a Anthropolab foi desenvolvida para que você e sua marca vejam o consumidor de maneira mais humana, indo além da relação empresa-consumidor.

Uma das vantagens da Antropologia Digital aplicada ao Marketing Digital é que seu público passa a se identificar mais com sua marca criando, naturalmente, um vínculo maior. Essa relação de proximidade faz com que ele se torne fiel aos que você oferece contribuindo, inclusive, para que ele se torne um defensor e divulgador da sua empresa.

O autor Philip Kotler cita em seu livro “Marketing 4.0”, exatamente a essência da Anthropolab: “Acreditamos que o marketing centrado no ser humano ainda é a chave para desenvolver a atração da marca na era digital, já que marcas com uma personalidade humana serão possivelmente mais diferenciadas.O processo começa liberando as ansiedades e os desejos mais profundos dos consumidores. Requer uma escuta empática e uma pesquisa imersiva naquilo que se conhece como antropologia digital. Uma vez que o lado humano dos consumidores foi revelado, é hora de as marcas também revelarem seu lado humano. As marcas precisam demonstrar atributos humanos capazes de atrair consumidores e desenvolver conexões de pessoa a pessoa.”

Mas o que é a Anthropolab?

Após três anos de estudos e testes, a Vesti identificou a necessidade de oferecer mais aos seus clientes, indo além de campanhas de Marketing Digital que precisam ser constantemente ajustadas até alcançarem os resultados esperados.

Tendo como base quatro pilares: o Business Intelligence, a Antropologia Digital, a Inteligência Artificial e o Market-ing, a Antrhopolab garante que as ações realizadas dentro do Marketing Digital saiam do “achismo” e sejam desenvolvidas e aplicadas baseadas em informações e dados reais.

Se valendo, principalmente, da Antropologia Digital e da Neurociência a Anthropolab ajuda você a identificar as reais necessidades, sonhos e desejos do seu público. Com isso, você vai muito além do conceito persona, possibilitando a criação de estratégias pontuais para aquelas pessoas que realmente têm interesse e afinidade com sua marca, produtos e serviços.

A grande vantagem disso é que todos os seus esforços — inclusive financeiros — serão empregados em ações que realmente trazem resultados. Assim, ao invés de realizar “testes” até chegar ao consumidor perfeito para a sua marca, a Antropologia Digital atrelada à Anthropolab garante que você vá direto ao ponto.

Vantagens da Anthropolab

Somado a tudo isso, o laboratório ainda permite que você tenha acesso a dados de suma importância na hora de pensar nos próximos passos da sua estratégia. Um exemplo disso é a identificação de tribos digitais e de padrões de comportamentos.

Com essas informações nas mãos, você tem mais chances de insights únicos, os quais dificilmente seus concorrentes terão se não estiverem utilizando acesso a esse tipo de pesquisa.

Dessa forma, você aumenta também as possibilidades de oferecer soluções primeiro a esse público, garantindo que eles se tornem seus clientes fiéis e, por consequência, aumente seu volume de vendas.

A Antropologia Digital aplicada à Antrhopolab permite um estudo melhor e mais pontual do ser humano, identificando e tratando da forma correta aquele para o qual a sua marca foi criada. Com esse diferencial, sua empresa se destaca e passa a ser a mais procurada pelos usuários.

Mas não há outra maneira de comprovar isso do que colocando a Anthropolab em prática. Por isso, entre em contato com a gente agora mesmo e se surpreenda com tudo que essa nova maneira de pensar e agir oferece para que sua empresa cresça e venda cada vez mais!

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