Análise de dados e Big Data: saiba dicas e vantagens
  • Wagner de Souza

Análise de dados e Big Data: saiba dicas e vantagens

A análise de dados atualmente é uma prática muito recorrente em diversas empresas e segmentos. Com o boom da internet e das vendas online, cada vez mais se torna necessário analisar o comportamento do cliente no ambiente da internet para entender a jornada de compra, desejos e anseios do consumidor.


Nesse cenário, entra em cena o Big data e a análise de dados. Big data pode ser definido como todos os dados e rastros que o usuário deixa durante sua trajetória na internet.


Isso quer dizer, durante sua navegação você abre diversas abas e acessa várias páginas ao mesmo tempo, tudo o que você clica, se inscreve, abre e carrega fica registrado e faz parte do Big Data.


A partir daí, é possível fazer a análise de dados, conforme as necessidades do seu negócio. Muitas informações podem ser irrelevantes para sua empresa, claro. O importante é saber fazer as perguntas certas que te nortearão para identificar quais são as informações que você precisa saber dos seus clientes e do seu negócio.


Com esses dados em mãos, obter insights e conquistar o mercado, vai se tornar uma tarefa muito mais fácil.


Vantagens

Uma das maiores vantagens da análise de dados é a análise preditiva, que permite ter acesso as informações do Big Data de antemão, possibilitando que os gestores e empreendedores tomem medidas mais assertivas e adequadas à realidade do negócio.


Informações, como histórico de compras, preferência de produtos, localização do endereço de entrega e quais dispositivos utiliza (computador, smartphone), tudo isso pode ser identificado e extraído do banco de dados.


Afinal, conhecer a jornada de compra de compra dos clientes e de venda das empresas é um atalho para a tomada de decisões mais importantes, como o lançamento de uma novo produto no mercado.


Analisando seus dados

Aqui vão algumas dicas para você realizar sua análise de dados.


1º Passo- Faça sua pergunta

Qual é o problema mais latente de sua empresa que você procura solução e não está achando mais saídas?


É muito importante ter essa pergunta em mente muito bem definida, visto que quanto mais abrangente se torna sua pesquisa/pergunta mais difícil vai ser de chegar a uma resposta clara e bem definida, considerando a quantidade infinita de dados que a internet pode te proporcionar.


2º Passo- Responda sua pergunta

Qual é o seu prazo disponível para analisar os dados?Qual será a fonte dos dados? Quais fatores devem ser incluídos na análise?


Levante hipóteses que sejam viáveis para responder à essa questão. Afinal, por mais que você não tenha a resposta exata, é preciso ter noção do que está ocorrendo para o problema estar acontecendo. Mau atendimento, funcionários mal treinados, produto com defeitos, serviço sem pós atendimento e afins.


3º Passo- Metodologia

Neste passo você vai definir a forma como analisará os dados que tem em mãos, ou seja, quais parâmetros você irá utilizar para comprovar ou refutar sua hipótese de resposta ao problema. Esse passo é muito importante e requer muita paciência.


Veja algumas perguntas que podem te ajudar nesse passo:


Qual é o seu prazo disponível para analisar os dados ? Qual será a fonte dos dados? Quais fatores devem ser incluídos na análise?


O importante nesse passo, é você estar ciente de que sua hipótese pode estar errada.


Portanto, esteja atento aos dados e tire ao máximo de respostas que você puder dos mesmos, eles serão a base para sua análise.


4º Passo- Coleta de dados

Agora é a hora de as estratégias saírem do papel e finalmente serem colocadas em prática. Determine quais informações podem ser coletadas de bancos de dados ou fontes existentes.


É essencial também que as informações coletadas sejam armazenadas de maneira correta e clara, para posteriormente não causar confusões de dados.


Além disso, prepara-se com antecedência, veja a viabilidade de entrevistas, questionários ou grupos focais e já deixe seu roteiro pronto!


Uma coleta de grande abrangência, porém, no âmbito da internet vai precisar processar muito Big Data, o que significa que será imprescindível utilizar alguma plataforma de pesquisa e análise.


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5º Passo- Análise de dados

Nessa etapa, você provavelmente vai precisar de uma plataforma como na coleta de dados para poder processar todos os dados obtidos com a pesquisa. Existem algumas ferramentas no mercado, mas podemos dizer que é um trabalho um tanto árduo, principalmente para quem não está acostumado com o ramo.


6º Passo- Interpretação dos resultados

Agora é hora de conferir seus dados e torná-los informações dignas de uma estratégia de Marketing e Comunicação. Para isso, preste atenção se sua análise atendeu a todos os quesitos abaixo:


Os dados respondem à pergunta original? Se sim, de que forma? Os dados ajudam você a se defender de qualquer objeção? Se sim, de que forma?Existe alguma limitação nas suas conclusões? Se sim, quais?


Na dúvida de como implementar a análise de dados?


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