Análise do gerenciador de anúncios Facebook
  • Wagner de Souza

Análise do gerenciador de anúncios Facebook

Segundo pesquisas publicadas no ano de 2016, o Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão e meio de usuários ativos. A rede supera o WhatsApp, o Instagram e o Twitter.

O Brasil é o terceiro país com o maior número de contas ativas: são 100 milhões de contas, perdendo apenas para EUA e Índia. A cada 10 brasileiros conectados, 8 estão ativos no Facebook.

No cenário das empresas, o Facebook já faz parte de 92% delas, sendo que 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página de negócios.

Ainda segundo dados publicados pela rede, 93% dos profissionais de marketing utilizam o facebook como ferramenta para suas campanhas, sendo que 67% das empresas que atuam no segmento B2C já conseguiram clientes através da plataforma.

Uma das ferramentas que a rede social possibilita para páginas é o gerenciador de anúncios, que consiste numa técnica simples e acessível para fazer anúncios.

A ideia dessa ferramenta é mostrar uma determinada publicação a um público que você definiu, aumentando o seu alcance e fazendo com que pessoas que não curtiam ou conheciam seu negócio, tenham conhecimento da marca/produto.

Esse anúncio ainda pode conter um Call-to-Action para levar as pessoas a tomarem outras ações, como se inscrever em uma newsletter, fazer uma reserva, dentre outros.

Objetivo da análise

Determinar a efetividade e eficácia do gerenciador de anúncios existente na rede social Facebook.

Análise da ferramenta

O objeto de estudo em questão é uma página da rede social facebook, visto que o objetivo da análise é determinar a efetividade da ferramenta que realiza os impulsionamentos. A página criada refere-se a um local no ramo de restaurantes.




Entretanto, para fins de análise, a página criada não possui imagem ou descrição, visto que o intuito da pesquisa era identificar como o Facebook se comporta diante de uma página fake e realiza a promoção da mesma, fazendo com que as páginas obtenham curtidas.

Para analisar como o gerenciador de anúncios atua foi realizado, portanto, um teste em que consistiu impulsionar a página sem conteúdo ou imagem.

A página criada foi impulsionada com aplicação de uma quantia em dinheiro. Devido ao fato que a página não possui nenhum nome representativo associado, seu ramo foi definido aleatoriamente como o de restaurantes.


Após o impulsionamento, foi notado que houve curtidas na página, mesmo sem conteúdo algum publicado.



No intuito de averiguar o que levaria uma pessoa a curtir uma página sem conteúdo, algumas pessoas que curtiram forame escolhidas aleatoriamente e questionadas por meio do inbox do próprio Facebook. O apontamento levantou a seguinte questão: o que levou a pessoa a curtir a página, mesmo ela não possuindo conteúdo?

Nenhuma resposta consistente foi obtida, sendo que algumas pessoas não responderam e as demais respostas não tinham contexto com o objeto perguntado.



Conclusão sobre o método

Após a análise da página foi possível concluir que apesar de a rede social oferecer o facebook ads, que conta com uma série de configurações como características do público alvo da campanha, a ferramenta é falha e inconsistente. Isso se deve ao fato de que, como é possível uma página sem conteúdo e sem título que faça sentido, tenha curtidas de perfis completamente aleatórios?

Essa resposta ainda não temos, o que se sabe por meio dessa breve análise é que a rede social Facebook apresenta brechas quanto aos métodos utilizados para impulsionar as páginas.

Essa pesquisa experimental significa que: o facebook pode acarretar de maneira negativa no negócio ou empresa que decide utilizar sua ferramenta, ao passo, que se nota uma falha na obtenção de visibilidade pelo público desejado.

Isso demonstra que a rede social utiliza nos anúncios acessos mecânicos falsos, pois os perfis que curtiram a página não eram reais ou tinham contexto com o público segmentado na própria plataforma.

Fonte| http://agenciafante.com.br/blog/2018/estatisticas-do-facebook-para-empresas/ Autor| Ana Elisa

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