A pesquisa aliada a análise sociométrica: o surgimento da Anthropolab
  • Wagner de Souza

A pesquisa aliada a análise sociométrica: o surgimento da Anthropolab

A Anthropolab se baseia numa gama de estudos científicos e teóricos que englobam: a pesquisa digital baseada na Antropologia; a investigação de comunidades digitais baseada na Antropologia e na Sociologia; a Análise sentimental de tribos e culturas baseada na Neurociência e na Inteligência Artificial e por fim; na análise sociométrica da interação de grupos.

O que é o estudo sociométrico?

O estudo sociométrico, também pode ser uma análise de redes sociais de relacionamento, e isso significa dizer, um método aplicado de forma a identificar e explorar os relacionamentos compreendendo os comportamento de seus principais atores sociais.

Para a definição de atores sociais temos a de Souza H. J. (1991), que contempla de maneira muito sucinta e clara o termo.

O ator é alguém que representa, que encarna um papel dentro de um enredo, de uma trama de relações. Um determinado indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade (para o grupo, a classe, o país), encarna uma ideia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa, uma denúncia. Uma classe social, uma categoria social, um grupo podem ser atores sociais.


Mas a ideia de “ator” não se limita somente a pessoas ou grupos sociais, instituições também podem ser atores sociais: um sindicato, partidos políticos, jornais, rádios, emissoras de televisão, igrejas etc.

E quanto a sociometria do que se trata? A sociometria nada mais é do que um método de análise e revisão sistemática, por meio da representação de um conjunto de atores sociais. Sendo assim, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para medir, investigar, estudar relações e contatos presentes nestes grupos sociais.

Para que os estudos sociométricos servem?

A sociometria atua no processo de pesquisa confirmando alguns padrões existentes nos grupos num determinado período ou momento, sendo muito associada a ferramenta de softwares para coletar e analisar todos os dados. Esse trabalho, permite que a pesquisa gere um sociograma, que é uma representação gráfica, em que se apresentam: autores, tamanho da rede e relações entre os grupos.

A Anthropolab

Como um laboratório de pesquisa e análise, focado para soluções em marketing, a Anthropolab, portanto, se utiliza dos estudos sociométricos para poder gerar resultados de pesquisa com base na análise dos atores sociais existentes nos grupos de pesquisa requisitados.

Ao que refere o Marketing, a agência atua com base nos dados coletados pelos softwares, seja por meio de comentários e compartilhamentos nas redes sociais ou em outro ambiente da internet.Isso permite que a Anthropolab possa criar estratégias de marketing mais assertivas e adequadas para determinada tribo e localidade. Independente de quais sejam os seus públicos, é possível sim, identifica-los e atingi-los conforme seu interesse, com os recursos do nosso laboratório.


Uma das representações gráficas que explanam de maneira mais objetiva uma dessas pesquisas sociométricas pode ser observada na imagem abaixo. Exemplo de sociograma:



O gráfico acima trata de 6 atores sociais (circunferências pretas) principais no setor privado e estatal que investem no desenvolvimento de um modelo de geração e transferência de energia mais sustentável. O ator principal nesse caso seria o ProyectoBiovalor, que está em destaque.

As outras cinco circunferências de tamanho médio (cores azul, azul claro, laranja, amarela e rosa) representam 5 grupos que constituem uma comunidade. Pela ligação das linhas sólidas entre os atores sociais e os grupos é possível concluir que a conexão entre eles é sólida e próxima.

Já quanto a comunicação entre esses grupos e as demais circunferências (pequenas, representam empresas e instituições) observa-se uma linha tracejada, isso significa que a ligação entre os 5 grupos e esses atores secundários é fraca e distante, ou seja não orgânica.

Nova logo Vesti.png
Nova logo Vesti.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin

Rua Antônio Pereira, 1-12 | Paraíso

17051-290 | Bauru | São Paulo

             Fone: +55 14 3218-1376

contato@vesti.com.br

Agência Certificada

Logo-Abradi-02-440-Branco.PNG
Copyright © 2019 | Vesti Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados. Uso de cookies.