A importância da pesquisa no seu planejamento estratégico
  • Wagner de Souza

A importância da pesquisa no seu planejamento estratégico

São poucas as decisões bem sucedidas em nossas vidas que tomamos sem antes planejar. O planejamento é essencial para agir tanto no presente como no futuro. O planejamento estratégico envolve a observação e análise de cenários presentes na organização como forma de obter informações necessárias para traçar estratégias e definir caminhos precisos.


Para Viana em sua obra “Planejamento Estratégico e Contexto Internacional”, a análise e o monitoramento do ambiente são essenciais para a identificação de ameaças e oportunidades, tanto fora quanto dentro do ambiente organizacional.


Até o começo da década de 1970 as organizações desfrutavam de uma estabilidade econômica e social, entretanto com a crise do petróleo em 1973, a economia trouxe instabilidade para as organizações que tiveram de começar a agir de forma mais organizada.

Nesse novo cenário, o planejamento passa a ser um passo essencial para a tomada de decisões e alcance dos objetivos da empresa. Com um planejamento em mãos é possível analisar no futuro aquilo que foi cumprido e aquilo que saiu da rota, observando o porquê isso aconteceu e como pode ser solucionado no futuro.


Além disso, permite que a organização se prive de gastar recursos materiais, financeiros e de pessoas sem necessidade.


E a pesquisa, por que ela é essencial para um planejamento de sucesso?

A pesquisa fornece dados claros e objetivos de uma realidade relativamente atual, que dá a oportunidade da organização descobrir informações, expectativas, demandas, gostos, preferências, reclamações e aprovações do mercado. Isso consequentemente, a permite se planejar conforme suas possibilidades de atuação, bem como definir novas formas para conquistar seus clientes.


As vantagens de pesquisa com a Anthropolab

A maioria das pesquisas realizadas no Brasil se restringem a métodos mecânicos, que dificilmente extrairão a realidade de compra do consumidor e a percepção do mesmo sobre a marca.


Como visto também no post sobre Neuromarketing, nosso cérebro nos engana na maioria das vezes quando se trata do assunto, portanto, mesmo quando estamos dispostos a responder uma pesquisa, aquela resposta não será condizente com a realidade dos nossos pensamentos e de como nos comportamos online.


Nesse sentido, a Vesti, uma agência de Soluções em Marketing, pensando na importância, na falta de confiança e na defasagem das pesquisas comumente realizadas pelas empresas, criou um método que pudesse ser mais assertivo e preciso nos resultados.


A Anthropolab, atua dessa maneira, como um laboratório que realiza pesquisa com base no acesso orgânico, detectando o engajamento do usuário ao visitar um site por exemplo, e sua intenção de compra.


Além de ser um método que gera resultados superiores a pesquisa tradicional se bem aplicado, dispensa a necessidade de tantos recursos monetários e físicos, por se situar no âmbito da internet. Essa vantagem também pode ser observada na questão do tempo, a pesquisa da Anthropolab não necessita de meses para apresentar dados satisfatórios para sua empresa e aumentar suas vendas.


O foco é analisar as tendências do mercado por meio do estudo do comportamento humano e “ouvir” o que o seu cliente tem a dizer. Para que isso seja realizado, nossa equipe conta com profissionais capacitados em Antropologia, estudos em Psicologia, Inteligência Artificial e Market-ing, os 4 pilares da Anthropolab.


Depois de coletados, os dados são transformados em informações e padrões que se tornam ferramentas para a empresa traçar um planejamento com os potenciais clientes, leads, oportunidades e riscos.

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